quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Hoje mais uma série começa no blog: o Poké-Biologia Uranium. Basicamente, esse projeto andará de mãos dadas com o Poké-Biologia, mas tendo o diferencial de analisar exclusivamente os pokémon do fan-game Pokémon Uranium. Para dar o pontapé inicial, veremos mais sobre o starter de fogo do jogo, Raptorch. Todas as informações a respeito do monstrinho foram obtidas da Wiki Pokémon Uranium, portanto possuem legitimidade e confiabilidade. Se você ainda não conhece como funciona o Poké-Biologia, clique aqui para saber mais! Em breve uma página dedicada a essa nova seção também será produzida. Aguardem.

CONHECENDO OS ANIMAIS QUE DERAM ORIGEM A RAPTORCH

Raptorch, Pokémon Uranium
Arte de Hanatatami
Segundo dados oficiais do pokémon, Raptorch foi concebido a partir da família de dinossauros Troodontidae Dromaeosauridae, além de conter elementos em seu design originários de tatus, como as orelhas e manchas de suas armaduras. A criação de seu nome se deu por meio da junção das palavras raptor e tocha. Este post focará principalmente nas características dos tatus e do grupo Dromaeosauridae, já que o dinossauro Velociraptor, o qual pertence a essa família, foi a fonte originária de inspiração para o Raptorch.


A FAMÍLIA DROMAEOSAURIDAE, POPULARIZADA PELA FRANQUIA JURASSIC PARK


A família Dromaeosauridae
Arte de pietro-ant
Conforme mencionado na Wiki do fan-game (consulte o link no início da postagem), a criação de Raptorch se deu basicamente na união de duas famílias de dinossauros, sendo uma delas a Dromaeosauridae, a qual será abordada logo a seguir.  Todavia, antes de entrar em especificações desse grupo de dinossauros, convém comentar algumas curiosidades:

  1. Dromaeosauridae significa, em uma tradução literal, "lagartos de corrida".
  2. No linguajar popular, essa família ficou conhecida como "Raptors" e "Velociraptors", termos consagrados pela franquia cinematográfica "Jurassic Park".
  3. Os seus fósseis foram encontrados por todo o mundo, nas regiões da América do Norte, Europa, África (Madagascar), Ásia (mais especificamente no Japão e na China), América do Sul (Argentina), Antártica e Oceania (Austrália, não comprovado oficialmente).
Os Dromaeosauridae eram carnívoros e possuíam características relacionadas com aves, sendo que algumas espécies dessa família podiam voar e planar. O corpo desses dinossauros no geral era composto por um grande crânio, tronco relativamente curto e profundo, dentes serrilhados, focinho estreito e olhos voltados para frente, que indicam um grau de visão binocular. Eles também tinham braços extensos que podiam ser dobrados contra o corpo em determinadas espécies, contendo mãos grandes com três dedos longos (sendo o dedo médio o mais longo de todos, e o primeiro o mais curto), que constituíam portanto garras ameaçadoras. Suas caudas eram finas e tinham espinhas neurais após a décima-quarta vértebra.

Quanto a análise de seus pés, os Dromaeosauridae eram bípedes, ou seja, eles caminhavam sobre as patas traseiras. No entanto, quando comparamos eles a outros dinossauros semelhantes, a forma como andavam e se posicionavam era diferente: eles mantinham o segundo dedo fora do contato com o solo, e somente o terceiro e o quarto dedos que carregavam o peso destes animais. O destaque da diferenciabilidade no modo de caminhar mostra que o segundo dedo dos Dromaeosauridae ficavam incrivelmente curvados, em forma de foice, com as garras retraídas e que tinha como principal uso a captura de presas e a subida em árvores. Uma espécie de Dromaeosauridae, Balaur bondoc, também possuía um primeiro dedo do pé que foi muito modificado em paralelo com o segundo.


"Velociraptor" do filme Jurassic Park III
Créditos ao site Jurassic World Universe
Entrando mais a fundo nas particularidades das caudas dos Dromaeosauridae, elas eram parecidas com uma haste, e em certas espécies tendões ósseos estavam presentes. O cientista Ostrom, em um de seus estudos, propôs que esses recursos endureciam a cauda para que ela ficasse flexível na base, e toda a cauda, ​​então, pudesse se mover como uma única, rígida, alavanca. No entanto, uma espécie de Velociraptor mongoliensis encontrada por pesquisadores, possuía uma cauda articulada curvada na horizontal. Isto sugere que, em vida, a cauda podia dobrar de lado a lado com um elevado grau de flexibilidade. Por fim, acredita-se também, que no Microraptor, penas na extremidade de sua cauda auxiliavam o dinossauro como um estabilizador aerodinâmico ou até mesmo como um leme no momento do voo. Portanto, devido a grande diversidade dessa família, percebe-se que certas espécies se diferenciam das outras em muitas características.

Os Dromaeosauridae eram pequenos para dinossauros de tamanho médio, variando entre 0,7 metros de comprimento (no caso dos Mahäkäla) até um pouco mais de 6 metros (no caso dos Utahraptor, Dakotaraptor e Achillobator). Entretanto, cientistas da Brigham Young University creem que alguns Utahraptor podem ter extrapolado esse índice, alcançando mais de 11 metros de comprimento. Mahakala é o Dromaeosauridae mais primitivo já descrito e os mais pequeno. Esta evidência, combinada com a pequena dimensão de outros parentes primitivos, como o já citado Microraptor e o troodontídeo Anchiornis, indica que o ancestral comum dos Dromaeosauridae pode ter sido muito pequeno, em torno de 65 centímetros de comprimento e de 600 a 700 gramas de massa.

Comparação no tamanho de alguns Dromaeosauridae
Créditos ao site Wikipedia

Taxonomia dos diversos gêneros de dromeossaurídeos:

FAMÍLIA DROMAEOSAURIDAE

  • Luanchuanraptor
  • Mahakala
  • Nuthetes
  • Pamparaptor
  • Ornithodesmus
  • Variraptor
  • Pyroraptor
  • Shanag
SUBFAMÍLIA UNENLAGIINAE
  • Austroraptor
  • Rahonavis
  • Unenlagia
  • Buitreraptor
  • Neuquenraptor
  • Unquillosaurus
SUBFAMÍLIA MICRORAPTORINAE
  • tianyuraptor ostromi
  • Graciliraptor
  • Changyuraptor Yangi
  • Hesperonychus
  • Microraptor
  • Sinornithosaurus
  • Zhenyuanlong
SUBFAMÍLIA SAURORNITHOLESTINAE
  • Bambiraptor
  • saurornitholestes
  • Atrociraptor
  • Deinonychus
SUBFAMÍLIA VELOCIRAPTORINAE
  • acheroraptor
  • itemirus
  • Velociraptor
  • tsaagan
  • adassauro
SUBFAMÍLIA DROMAEOSAURINAE
  • achillobator
  • dromeossauro
  • Dakotaraptor
  • Dromaeosauroides
  • Utahraptor

GALERIA DE IMAGENS DA FAMÍLIA DROMAEOSAURIDAE 

Microraptor
Créditos ao site Wikipedia
Saurornitholestes
Créditos ao site Wikipedia

Utahraptor
Créditos ao site Wikipedia
Mahakala
Créditos ao site Wikipedia

SABENDO MAIS SOBRE O VELOCIRAPTOR, FONTE DE INSPIRAÇÃO PRIMÁRIA DO RAPTORCH

Menor do que outros dromeossaurídeos como o Deinonychus e o achillobator, o Velociraptor, no entanto, partilhava de muitas das mesmas características anatômicas desses dinossauros. Foi um animal bípede, carnívoro, com uma cauda longa e garras adaptadas para caçar suas presas. O Velociraptor pode ser distinguido de outros dromeossaurídeos pelo seu longo e baixo crânio, possuindo o focinho direcionado para cima.

Diferentemente dos Mahakala, os Velociraptor eram de um tamanho médio da família Dromaeosauridae, com adultos medindo até 2,07 m de comprimento, 0,5 m  na altura do quadril, e pesando por volta de 15 kg. O crânio, que crescia até 25 cm de comprimento, era exclusivamente curvo, côncavo na superfície superior e convexo na parte inferior. As mandíbulas eram revestidas entre 26 e 28 dentes amplamente espaçados em cada lado, cada um mais fortemente serrilhado na extremidade traseira.
Velociraptor mongoliensis
Créditos a Scott Hartman
Assim como outros dromaeossaurídeos, o Velociraptor tinha grandes mãos com três garras curvas, que são semelhantes e flexíveis aos ossos das asas dos pássaros de hoje em dia. O segundo dedo foi o mais longo dos seus três dedos, enquanto que o primeiro era o mais curto. A estrutura do carpo com ossos impedido a pronação do punho forçou as 'mãos' a ter um superfície palmar virada para dentro, e não para baixo. O segundo dedo, pelo qual o Velociraptor é o mais conhecido, era modificado e mantido recolhido do chão.

Em 2007, paleontólogos anunciaram a descoberta de botões de penas em um Velociraptor no antebraço bem preservado na Mongólia, confirmando a presença de penas na espécie. De acordo com o paleontólogo Alan Turner, "A falta de botões de penas não significa necessariamente que um dinossauro não tinha penas. Encontrar botões de pena em um Velociraptor, porém, significa que ele definitivamente tinha penas. Isso é algo que tinha suspeitado por muito tempo, mas ninguém tinha sido capaz de provar."


TATUS: ANIMAIS QUE CONCEDERAM SUAS ORELHAS E ARMADURA PARA O INICIAL DE POKÉMON URANIUM

Os tatus são pequenos mamíferos de médio porte. A menor espécie, o tatu fada cor de rosa, é mais ou menos do tamanho de um esquilo: pesa em torno de 85g e mede possui 13-15 cm de comprimento total. A maior espécie, o tatu gigante, pode ser do tamanho de um pequeno porco e pesar até 54 kg, e ter 150 cm de comprimento. Muitas espécies usam suas garras afiadas para cavar em busca de alimentos, como larvas. As dietas de diferentes espécies de tatu variam, mas consistem principalmente de insetos e outros invertebrados. Algumas espécies, no entanto, alimentam-se quase inteiramente de formigas e cupins. Tem orelhas longas, bem juntas no alto da cabeça, e o focinho fino.

Tatu fada cor de rosa
Créditos ao site www.movimentojovemcar.com
Em comum com outros xenartros, tatus, em geral, têm baixas temperaturas corporais de 33-36 ° C e baixa taxa metabólica (40-60% do que o esperado em mamíferos placentários de sua massa). Essas taxas particularmente se aplicam a tipos de tatu que se especializam na utilização de cupins como a sua principal fonte de alimento.

A armadura que lhes reveste o corpo, é dividida em bandas flexíveis (o número de bandas não é fixo, são conhecidos tatus de três, seis e nove bandas), o que garante a possibilidade de se enrolarem totalmente. Sua armadura é composto por um mosaico de pequenas placas ósseas. Em todas as espécies, exceto na do tatu gigante, as placas formam um escudo de uma só peça sobre os ombros e sobre os quartos traseiros. O comprimento muda em relação a espécie e varia entre 15 cm e 1m.

Por fim, há uma curiosidade notável na reprodução deste animal, que o torna único entre os mamíferos: todos os filhotes, que podem chegar até 12, são gêmeos idênticos e são do mesmo sexo.

A BIOLOGIA DE RAPTORCH



Raptorch é um pequeno dinossauro bípede, assemelhando-se a uma combinação de um velociraptor com um tatu. Ele tem a pele de cor preta com tons de laranja, e suas orelhas são grandes e arrendondadas como a de um tatu. Tem uma armadura de cor vermelha em sua testa e nas costas. Ele tem dentes afiados e possui três dedos tanto nas mãos quanto nos pés. Uma chama queima na extremidade de sua cauda.

A armadura de Raptorch pode ser usada de forma defensiva para o proteger de golpes à sua cabeça e nas costas. Ele tem dentes afiados que podem ser usados ​​para morder. Como um tipo terrestre, é adepto de túneis de escavação e espalha areia em seus adversários para cegá-los. Além disso, Raptorch pode cuspir fogo e usá-lo em sua cauda para atacar.

Dados gerais:

  • Altura: 0.8 metros
  • Peso: 10.5 quilos
  • Número na Pokédex: #003
  • Tipo: Fogo/Terrestre
  • Habilidades: Flame Body e Blaze
  • Egg groups: Monster e Dragon

Descrição na Pokédex:

  • Raptorch é um pokémon energético que requere atenção constante, ou ele irá deixar os seus arredores em chamas.

Habitat no Pokémon Uranium:

  • Raptorch muito raramente é encontrado na natureza. Ele era muito mais abundante na natureza; no entanto, uma invasão humana em seu habitat reduziu seus números. Raptorch é mais frequentemente encontrado em planícies, pradarias e amplos espaços abertos. Ele é um caçador solitário durante o dia, mas se reúne em ninhos subterrâneos durante a noite.

ANÁLISE GERAL

Créditos ao artista involuntary twitch

Depois de detalhar as características de várias espécies de tatus e dinossauros da família Dromaeosauridae (com foco no Velociraptor), é possível expor semelhanças com o inicial do tipo fogo do fan-game Pokémon Uranium. Primeiramente, vamos selecionar todos os atributos que o Raptorch possui em comum com o Velociraptor: sua altura, apesar de ser na faixa do Mahakala, está na faixa dos Velociraptor se pegarmos o estágio final de Raptorch, o pokémon Archilles, que possui 1,9 m e se parece bastante com um dinossauro em sua fase adulta. Além disso, suas garras, tanto nas mãos quanto nos pés, servem para atacar os adversários com movimentos como Scratch e Slash, assemelhando-se muito aos Velociraptor que usavam as garras para caçar as presas. Já em relação aos tatus, a característica principal desses animais que está presente no Raptorch é armadura, que segundo dados oficiais do jogo, serve como modo de defesa a diversos ataques de outros pokémon. Por fim, os Raptorch também costumam cavar túneis, função descrita nesse post que os tatus realizam com muita frequência, sobretudo para obter alimentos e se locomover.

Fontes para o post: Pokémon Uranium Wiki, Pokémon Uranium[jogo], Wikipedia, Jurassic World Universe, Planeta Biologia, Só Biologia. Atlas Virtual da Pré-História.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!