quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Após iniciar os projetos Poké-Biologia e Creepypastas, hoje é a vez de abrir um novo especial no blog: o governo no mundo Pokémon. O objetivo será analisar e tentar identificar a maneira como a sociedade se comporta nos jogos da franquia. Irei dividir essa série de posts em cinco partes, afinal quero dar a devida atenção para cada região (nota-se que Kanto e Johto serão vistas como uma só nesse processo).
http://pruebad.deviantart.com/
Para começar, gostaria de proporcionar a vocês uma visão mais geral do que encontraremos nas outras publicações. Ou seja, colocarei aqui a forma como vejo a organização em praticamente todos os continentes, deixando as peculiaridades de cada uma para serem exploradas em seus futuros posts.

Afinal, as regiões possuem um modelo de governo?


Sim, mesmo que não seja muito claro no início.

Se olharmos bem, cada continente na série contêm a mesma organização: cidades, rotas, um laboratório de estudos onde os professores guiam novos treinadores, oito ginásios, uma Liga Pokémon e por fim o campeão dessa entidade citada.

Mas você deve estar pensando, o que isso tem haver com uma organização governamental e seu modelo?

Simples, basta olhar para a Pokémon League. Ela sempre é um dos últimos locais acessíveis nas versões, e possui os treinadores mais experientes e poderosos de cada região, os quais organizam e preparam o seu território para combater possíveis problemas ou tragédias, sem necessitar utilizar a violência armada ou quaisquer agressões as pessoas. Ainda não entendeu?

Pois bem, vamos formular todo o raciocínio.

http://raemz-desu.deviantart.com/
Primeiramente, no início de cada jogo, quase sempre começamos próximo a um laboratório e recebemos nosso pokémon inicial, assim como uma Pokédex, aonde uma de nossas tarefas principais é a de registrar o maior número de monstrinhos possíveis para colaborar no avanço informacional em relação as criaturas. Com isso, o próximo passo pode ser dado: a jornada.

Saindo de sua terra natal, você entrará nas primeiras rotas e cidades. Nelas, muitos NPC's estarão presentes, e vários desses personagens te darão dicas e detalhes da organização da região, bem como ensinar a capturar seu primeiro pokémon, a usar determinados itens, e assim por diante. Portanto, nota-se que eles te preparam a ser um treinador inteligente e bem informado, para que possa progressivamente saber mais e dessa forma sempre estar pronto em relação aos desafios nos ginásios.

http://slimu.deviantart.com/
Falando em ginásios, eles são um dos nossos objetivos fundamentais. Com o triunfo nos oito que mostram-se presentes nos continentes, nós conquistamos o acesso a Liga, e a partir disso podemos realizar o sonho de ser Mestre Pokémon. Porém, os gyms possuem um papel muito mais importante do que sediar batalhas.

Olhando para a nossa realidade, toda cidade possui uma prefeitura, e cada Estado um governo. Em Pokémon, especificamente nos games, aparentemente não temos essa estrutura, esse modelo, correto? Na verdade, essa organização, representação política existe também nas regiões dos Pocket Monsters, mesmo que, novamente, não seja tão óbvio assim de perceber.

http://slimu.deviantart.com/


Cada ginásio representaria uma prefeitura, a qual compreenderia sua cidade local e outros territórios ao redor que não possuem uma entidade. Esse gym é responsável não só por receber batalhas, mas também de cuidar de seus habitantes, protegê-los contra possíveis ameaças e principalmente guiar os treinadores, deixá-los mais fortes nas técnicas de combate e ensiná-los estratégias/movimentos para que possam se tornar poderosos e preparados para futuros desafios. Além disso, também abrem portas em relação aos HMs, permitindo que os trainers possam aprender a surfar, por exemplo, e com isso explorar novos territórios. Ou seja, os ginásios levam consigo um dever importantíssimo, a de guiar e formar novos treinadores que no futuro podem ser essenciais na estrutura da região.

Acima dos gyms, temos por fim a Liga Pokémon. É ela que supervisiona os ginásios, classifica-os quanto a sua representação e que contêm os treinadores mais poderosos do Planeta. Portanto, resumindo, essa entidade é a que exerce mais influência em cada região, e destaca-se como o estágio final para testar os treinadores que devem estar prontos para dar continuidade a organização de cada continente, seja como o Campeão definitivo, futuro líder de ginásio ou até mesmo como um treinador comum que continua viajando, mas que amadureceu e sempre estará pronto para defender o mundo pokémon de quaisquer ameaças.

http://frog-of-rock.deviantart.com/


Concluindo, esse é o governo no mundo Pokémon, onde todos os personagens possuem a sua importância, iniciando pelos professores que são a base de tudo e encerrando na Liga. Obviamente, existem algumas exceções e outras características em relação ao tema, mas deixarei para explorar esses detalhes nas publicações de cada região, as quais em breve chegarão ao blog.

Até logo, e não deixem de discutir! 

3 comentários:

  1. Boa matéria, mas tipo, os "governadores" (lideres de ginásio, etc) são eleitos como, no caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seriam sim. Eles se encaixariam como antigos treinadores que passaram pelos mesmos desafios que você no jogo.

      Excluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!