Nesse primeiro
Poké-Biologia, iremos analisar o famoso rato amarelo de Ash Ketchum,
Pikachu. Esse monstrinho foi o principal responsável por popularizar a franquia no início de sua vida, e até hoje é considerado o símbolo de Pokémon. Para você que ainda não conhece o projeto Poké-Biologia,
clique aqui para saber mais como ele funciona, e aproveite!
CONHECENDO SOBRE O ANIMAL QUE INSPIROU A CRIAÇÃO
O animal que originou Pikachu é denominado
Pika. Ele é um pequeno mamífero, com membros curtos, orelhas arredondadas, e sem cauda externa. O seu nome é utilizado para qualquer membro da
Ochotonidae, uma família dentro da ordem de lagomorfos, que também inclui o leporídeos (coelhos e lebres). Nos EUA, o pika é coloquialmente chamado de
coney.
Esses animais são nativos de climas frios, principalmente na Ásia, América do Norte e partes da Europa Oriental. A maioria das espécies vivem em encostas das montanhas rochosas, ou até mesmo em tocas. Algumas espécies são nativas de escavadores, aos quais possibilitam a criação de tocas. Nas montanhas de Eurasia, os pikas, geralmente, dividem suas tocas com snowfinches (uma espécie de pássaro) que constroem seus ninhos lá.
Todos os Pikas são herbívoros e se alimentam de uma grande variedade de matéria vegetal, incluindo gramíneas, ciperáceas, galhos de arbustos, musgos e líquenes. Os jovens são nascidos após uma gestação de período entre 25 e 30 dias.
Dados gerais:
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Mamíferos
- Altura: varia de 15 a 23 centímetros
- Peso médio: varia de 120 a 350 gramas, dependendo da espécie.
Existem cerca de 30 espécias catalogadas:
- Alpine pika
- Pika Prata
- Pika colarinho
- Pika de Hoffmann
- Pika do Norte
- Pika de Pallas
- Pika americanos
- Pika Turuchan
- Gansu pika
- Plateau pika
- Pika Daours
- Tsing-ling pika
- Nubra pika
- Steppe pika
- Pika afegãs
- Pika Moupin
- Pika de Thomas
- Pika vermelho chinês
- Pika de Forrest
- Gaoligong pika
- Pika Glover
- Pika Himalaia
- Pika Ili
- Pika de Koslov
- Ladak pika
- Pika Grande-orelhudo
- Muli pika
- Pika Preto
- Pika de Royle
- Pika vermelho do Turquestão
|
Fóssil do animal |
Além disso, muitas espécies foram extintas na América do Norte e Europa, e hoje apenas restam fósseis de alguns desses animais.
FOTOS DE ESPÉCIES SEMELHANTES AO PIKACHU
|
Pika colarinho, encontrado no Alaska. |
|
Pika americanos. |
|
Pika de Pallas, da Mongólia. |
A BIOLOGIA DO PIKACHU
Pikachu é um roedor coberto de pelo amarelo, e possui orelhas alongadas com pontas pretas. Ele tem uma pequena boca, olhos castanhos, e dois círculos vermelhos em suas bochechas. Existem bolsas no interior dos mordentes, onde ele armazena energia eléctrica. Seus antebraços são curtos, com cinco dedos em cada pata, e os seus pés têm três dedos. Ele tem duas listras marrons em sua parte traseira, e sua cauda é na forma de um raio.
|
Pikachu em grupos vivendo na floresta, assim como os Pika americanos |
Uma fêmea terá um entalhe em forma de V na extremidade da cauda. É classificado como um quadrúpede. O anime mostrou que Pikachu às vezes viajam em grupos, como os Pika da Eurasia. O monstrinho habita sobretudo áreas florestadas, como o Pika americanos. Esse pokémon também é capaz de lançar descargas elétricas de intensidade variável. Ele acumula energia em suas glândulas para evitar possíveis complicações de falta de eletricidade.
Dados gerais:
- Altura: 0,4 metros
- Peso: 6 quilos
- Números na Pokédex Regional, por região (Kanto até Kalos): #25, #22, #163, #104, -, #36.
- Espécie: Mouse Pokémon (Rattata, Raticate, Raichu, Sandshrew, Sandslash, Cyndaquil, Pichu, Marill, Bidoof).
- Tipo: Elétrico
Descrições na Pokédex:
- Red e Blue: Quando vários destes Pokémon se reunirem, sua eletricidade pode construir e causar a ocorrência de trovoadas.
- Yellow: Ele mantém a cauda levantada para monitorar seus arredores. Se você puxar o rabo, ele vai tentar mordê-lo.
- Gold: Estes inteligentes roedores Pokémon usam a eletricidade em berrys duras para torná-las boas o suficiente para comer.
- Silver: Ele levanta a sua cauda para verificar os seus arredores. A cauda é, por vezes, atingida por um raio, nesta posição.
- Crystal: Quando se está irritado, imediatamente descarrega a energia armazenada nas bolsas, em suas faces.
- Ruby: Sempre que Pikachu vai atrás de algo novo, ele ''explode'' com um choque de eletricidade. Se você se deparar com uma berry enegrecida, é uma evidência de que este Pokémon se confundiu ao usar a intensidade de sua carga.
- Sapphire: Estes Pokémon tem bolsas de armazenamento de energia elétrica em suas bochechas. Estes parecem tornar-se eletricamente carregados durante a noite, enquanto o pokémon dorme. Ocasionalmente ele solta descargas de eletricidade quando está sonolento depois de acordar.
- Emerald: Ele armazena eletricidade nas ''bolsas'' em suas bochechas. Quando ele libera energia acumulada em uma explosão, a energia elétrica é igual a de um relâmpago.
- FireRed: Tem pequenas bolsas elétricas em ambas bochechas. Se ameaçado, ele libera as cargas elétricas das bolsas.
- LeafGreen: Quando vários destes Pokémon se reunirem, sua eletricidade poderia construir e causar a ocorrência de trovoadas.
- Diamond: Vive em florestas com os outros. Ele armazena eletricidade nas bolsas em suas bochechas.
- Pearl: Se ele perde certo poder das bolsas elétricas em suas bochechas, ele será cauteloso.
- Platinum: Ás vezes usa um choque elétrico para recarregar um companheiro Pikachu que está em um estado debilitado.
- HeartGold: Estes inteligentes roedores Pokémon usam a eletricidade em berrys duras para torná-las boas o suficiente para comer.
- SoulSilver: Ele levanta a sua cauda para verificar os seus arredores. A cauda é, por vezes, atingida por um raio, nesta posição.
- Black e White: Às vezes usa um choque elétrico para recarregar um companheiro Pikachu que está em um estado debilitado.
- Black 2 e White 2: Às vezes usa um choque elétrico para recarregar um companheiro Pikachu que está em um estado debilitado.
- X: Ele levanta a sua cauda para verificar os seus arredores. A cauda é, por vezes, atingida por um raio, nesta posição.
- Y: Tem pequenas bolsas elétricas em ambas bochechas. Se ameaçado, ele libera as cargas elétricas das bolsas.
- Omega Ruby: Sempre que Pikachu vai atrás de algo novo, ele ''explode'' com um choque de eletricidade. Se você se deparar com uma berry enegrecida, é uma evidência de que este Pokémon se confundiu ao usar a intensidade de sua carga.
- Alpha Sapphire: Este Pokémon tem bolsas de armazenamento de energia elétrica em suas bochechas. Estes parecem tornar-se eletricamente carregados durante a noite, enquanto o pokémon dorme. Ocasionalmente ele solta descargas de eletricidade quando está sonolento depois de acordar.
Habitat nos jogos:
- Red e Blue: Viridian Forest e Power Plant.
- Yellow: Viridian Forest e Power Plant.
- Gold e Silver: Rota 2.
- Crystal: Rota 2 e Celadon Game Corner.
- Ruby e Sapphire: Safari Zone.
- Emerald: Safari Zone.
- FireRed e LeafGreen: Viridian Forest e Power Plant.
- Diamond e Pearl: Trophy Garden.
- Platinum: Trophy Garden.
- HeartGold e SoulSilver: Viridian Forest.
- Black e White: Não é encontrado em Unova.
- Black 2 e White 2: Não é encontrado em Unova.
- X e Y: Santalune Forest, Rota 3 e Friend Safari.
- Omega Ruby e Alpha Sapphire: Safari Zone.
COMPARAÇÃO COM O PIKA
Depois de apresentar as características do Pika e do Pikachu, podemos notar algumas semelhanças e diferenças (como o habitat em locais frios, ao invés de quentes em relação ao Pikachu, e a cauda finíssima dos Pika, com poucas funções). Bem, primeiramente (e de maneira óbvia) temos o nome que foi utilizado de base para a composição de Pikachu. Em seguida, o habitat coincide na maioria dos casos, afinal algumas das espécies do Pika vivem em ambientes com bastante árvores e grama. Além disso, o Pikachu também fica em grupos no geral e é herbívoro, assim como o Pika americanos (uma das espécies mais próximas), por exemplo. O peso e altura se diferenciam um pouco, mesmo que se comparado ao Pichu, estágio anterior ao Pikachu, essas medidas se aproximam com a do animal. Outra semelhança notável com algumas das espécies do Pika, é que o Pikachu habita algumas regiões com presença de pokémon pássaro, como o Pidgey em Kanto.
|
Northern Pika |
Falando em Kanto, existe uma espécie de Pika no norte do Japão, o Northern Pika. Ele habita uma região que compreende Kansai (que foi utilizada de inspiração para a criação de Kanto/Johto) e Hokkaido, usado de base para compor parte da região de Sinnoh. Isso comprova que o habitat do Pikachu pode ter sido inspirado bastante no Pika Americanos, assim como no Northern Pika, que além de morar em locais montanhosos, também aparece em áreas florestadas.
|
Região do Northern Pika (em verde). Ele habita mais Hokkaido (que é Sinnoh nos jogos), e pouquíssimo Kansai (Kanto/Johto). |
|
Em rosa temos Hokkaido (Sinnoh). |
|
Kansai (Kanto;Johto), em rosa e verde escuro. |
0 comentários:
Postar um comentário